Uma das dúvidas mais frequentes para quem começa a beber vinho é a diferença entre o
tanino e acidez no paladar. Essas substâncias presentes no vinho quando equilibradas em
bem trabalhadas pelo enólogo, valorizam e enaltecem a experiência de beber o vinho.
Ambos são fáceis de serem identificados – o tanino por exemplo, é uma substância natural
encontrada na casca da uva, que traz a boca a sensação de ressecamento na língua – mais
ou menos parecido quando se come uma banana verde. Já a acidez é aquela sensação de salivação, como se estivéssemos chupando um limão.
Os vinhos trazem na sua essência uma variedade de ácidos naturais como: ácido tartárico,
málico, láctico e cítrico. Eles evitam que o vinho se estrague no processo de fermentação e
ao mesmo tempo os ácidos estabilizam a doçura do vinho apresentando equilíbrio e frescor.
Então, quando você for degustar um vinho, preste bastante atenção a essas sensações percebidas na boca. Se você sentir secura após degustá-lo, então, estará apreciando um vinho tânico. Caso você salive, estará diante de um vinho ácido. Vale lembrar que um não exclui o outro e que o mais importante é o equilíbrio tanto do tanino quanto da acidez.
Saiba mais
Válido evidenciar que a Quinta da Neve foi a primeira vinícola a instalar seus vinhedos na região denominada Lomba Seca, em São Joaquim, para dedicar-se à elaboração de uvas e vinhos de qualidade. Essa região da serra catarinense é amplamente reconhecida por reservar o lugar ideal para o cultivo de videiras que resultam na produção de vinhos finos de altitude. Desde 1999, a vinícola Quinta da Neve produz vinhos intensos, a partir de uvas selecionadas e vinhedos localizados entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar, o que garante alto padrão de produção. “A amplitude térmica local faz com que a uva amadureça lentamente, carregando o fruto com compostos aromáticos”, destaca Betina de Bem. A produção de vinhos diferenciados, com um terroir distinto e exclusivo garantem a qualidade dos vinhos Quinta da Neve, que figuram entre os mais elogiados e premiados em importantes concursos nacionais, internacionais e reconhecidos pelos mais respeitados críticos de vinhos.